• Carregando...

O novo governo da Islândia vai solicitar a uma comissão parlamentar que faça um estudo sobre a entrada do país na União Europeia e a adoção do euro como moeda oficial. "O Comitê vai entregar um relatório em 15 de abril, no qual vai incluir uma avaliação sobre a posição e as possibilidades da Islândia para cooperação com as nações europeias e opções futuras na questão da moeda", afirmou nota oficial.

A declaração acontece após comentários feitos na semana passada pelo Comissário Europeu de Ampliação, Olli Rehn, de que, se pedisse logo por sua filiação, a Islândia talvez pudesse entrar na União Europeia junto com a Croácia. A Croácia está concluindo suas negociações de acesso e deve integrar o bloco econômico em 2011.

O interesse em participar da União Europeia e adotar o euro ganhou força na Islândia depois que seu setor financeiro e sua moeda entraram em colapso diante da crise financeira internacional. Contudo, o governo islandês acrescentou que a filiação à União Europeia "nunca será decidida sem um referendo nacional".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]