Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nações unidas

Israel acusa Irã de manter programa nuclear

Denúncia foi feita durante sessão da Assembleia Geral da ONU, que acontece em Nova York

Premiê israelense Benjamin Netanyahu mostra onde mísseis estariam guardados em Beirute, no Libano | TIMOTHY A. CLARY/AFP
Premiê israelense Benjamin Netanyahu mostra onde mísseis estariam guardados em Beirute, no Libano (Foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP)

Israel e o Irã não se entendem: em maio, a partir da Síria, tropas iranianas atacaram posições nas Colinas de Golã , e, nesta semana, os persas acusaram Israel por envolvimento em um atentado que resultou na morte de 25 pessoas.

Um novo capítulo às tensões foi acrescentado nesta quinta, com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu denunciando a existência de instalações nucleares em Teerã e a existência de mísseis escondidos em Beirute (Libano). A denúncia foi feita na Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Segundo o jornal Haaretz, Netanyahu disse que as instalações contem tecnologia para o programa nuclear iraniano. Ele disse que o Irã “pegou seu material radioativo e o espalhou por Teerã como Nutella.” 

O primeiro-ministro destacou que o Irã removeu 15 kg de material radioativo do depósito no mês passado. Ele pediu para que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) inspecione a unidade imediatamente. O local conteria mais de 300 toneladas de material nuclear. 

Leia também: 4 questões para entender o confronto entre Irã e Israel

“Tenho uma mensagem para os tiranos de Teerã: Israel sabe o que vocês estão fazendo”, disse ele durante seu discurso. O líder afirmou que os israelenses continuarão a agir contra o Irã, “tanto na Síria quanto no Iraque.” 

Outro jornal, o Times of Israel informou que Netanyahu afirmou que os persas não abandonaram o objetivo de desenvolver armas nucleares. “O que o Irã esconder, Israel encontrará.” 

Ele também atacou o grupo terrorista Hezbollah, acusando-o de usar a população de Beirute como um escudo humano, mostrando a imagem de um local onde estão armazenados mísseis que estaria sob um estádio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.