• Carregando...
Grafite do Hezbollah com a bandeira do Líbano nas Colinas de Golã, perto da fronteira com a Síria
Grafite do Hezbollah com a bandeira do Líbano nas Colinas de Golã, perto da fronteira com a Síria| Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, enviou uma carta ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para alertar que o Irã está intensificando o envio de armas para o grupo terrorista libanês Hezbollah através da Síria.

Segundo o documento, ao qual o jornal Jerusalem Post teve acesso, Katz enfatizou que isso vem ocorrendo desde o início da guerra na Faixa de Gaza e que Israel tem o “direito inerente” de “defender o seu território e os seus cidadãos”.

O chanceler destacou que esse envio de armas, que incluem componentes para sistemas de defesa aérea, drones e mísseis, viola resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

“O Irã está fazendo isso por terra, utilizando a porosa fronteira sírio-libanesa, bem como por via aérea e marítima, em violação da Resolução 1701 do Conselho de Segurança”, disse Katz, que depois fez mais comentários numa postagem no X.

“O Irã é a cabeça da cobra. Não esperaremos muito mais tempo por uma solução diplomática no norte. Se as dramáticas informações de inteligência que revelamos ao Conselho de Segurança não gerarem mudanças, não hesitaremos em agir”, escreveu o chanceler.

O Hezbollah tem promovido ataques no norte de Israel em “solidariedade” ao Hamas, alvo israelense em Gaza devido aos ataques terroristas que realizou em outubro do ano passado e que deixaram 1,2 mil mortos. Em resposta, Israel também tem realizado ações contra o grupo terrorista xiita no sul do Líbano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]