• Carregando...

O ministro da Defesa, Amir Peretz, autorizou o Exército israelense a realizar operações limitadas dentro da fronteira de Gaza contra militantes palestinos, disseram na segunda-feira fontes do Ministério da Defesa.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, minimizou as chances por enquanto de lançar qualquer ofensiva israelense dentro de Gaza, mas não descartou essa possibilidade.

Fontes da segurança israelense disseram que o braço armado do grupo militante islâmico Hamas tem cavado túneis e melhorado seu arsenal de foguetes para um possível confronto.

Se realizada, a ordem de Peretz pode marcar um aumento da atividade militar israelense no território. Israel e os palestinos concordaram com um cessar-fogo na Faixa de Gaza em novembro.

Fontes do Ministério da Defesa disseram que Peretz deu ao Exército israelense a autoridade para operar a uma pequena distância dentro da área da fronteira de Gaza quando necessário para impedir militantes de cavarem túneis e colocarem explosivos lá.

Peretz disse a repórteres na segunda-feira que Israel "não vai permitir o fortalecimento contínuo" dos militantes em Gaza.

"As IDF (Forças de Defesa israelenses) têm autorização para lidar com qualquer tentativa (dos militantes) de atingir soldados e qualquer tentativa de produzir as maneiras que podem atingir civis (israelenses)", disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]