• Carregando...

Faixa de Gaza (AE/AP/EFE) – Israel fechou ontem o único acesso dos palestinos de Gaza ao mundo exterior, o entroncamento de Rafah, na fronteira com o Egito. Líderes palestinos denunciaram que o fechamento transforma Gaza num imenso presídio a céu aberto. Israel assegura que construirá uma nova passagem de fronteira, em seis meses.

Autoridades ligadas às negociações sobre a passagem de fronteira disseram que Israel aceitou conceder autorização para que inspetores estrangeiros garantam a segurança na fronteira. Depois de ter removido 21 colônias de judeus em Gaza, o policiamento israelense na região ainda é intenso. Os palestinos policiam o interior do território.

"Eles (os israelenses) querem sair de Rafah, mas não querem nos dar liberdade de ir-e-vir", disse o ministro palestino sem pasta Ghassan Khatib. Funcionários palestinos queixam-se que não há garantias de que o entroncamento de Rafah será reaberto.

Israel deverá concluir sua retirada militar da Faixa de Gaza na noite de domingo, informaram ontem autoridades ligadas ao setor de defesa, abrindo caminho para que a Autoridade Palestina (AP) assuma o controle sobre porções do território onde antes estavam assentados milhares de colonos judeus. Segundo o governo de Israel, depois da retirada, o policiamento na fronteira será reduzido à metade. Ontem à noite, o Exército de Israel emitiu uma ordem que proíbe todos os cidadãos israelenses de entrar em Gaza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]