• Carregando...
Sistema de Defesa Aérea de Israel intercepta foguetes lançados de Gaza.
Sistema de Defesa Aérea de Israel intercepta foguetes lançados de Gaza.| Foto: Reprodução/Twitter

As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram pelo Twitter nos primeiros minutos da sexta-feira (horário local, noite de quinta-feira no Brasil) que a aviação israelense e tropas terrestres estão "no momento realizando um ataque na Faixa de Gaza", sem dar detalhes da extensão ou dos objetivos da operação. O destacamento de aviões, tanques e artilharia representa uma escalada da campanha militar de Israel contra terroristas do Hamas em Gaza.

Duas horas após o anúncio, um porta-voz das IDF, Jonathan Conricus, esclareceu para a imprensa internacional a frase ambígua da mensagem postada em inglês. Ele disse que as tropas terrestres "estão na Faixa", mas que os militares israelenses estariam posicionados em um enclave que, embora esteja tecnicamente no território de Gaza, é controlado por Israel. Por isso, a operação não representaria uma "invasão terrestre".

Mais tarde, as forças de defesa enfatizaram que não há no momento tropas terrestres dentro da Faixa de Gaza. "Esclarecimento: não há atualmente tropas terrestres das IDF dentro da Faixa de Gaza. Forças aéreas e terrestres das IDF estão realizando ataques contra alvos na Faixa de Gaza", disseram agora as forças armadas israelenses.

Segundo moradores da Cidade de Gaza, os ataques aéreos que começaram pouco depois da meia-noite seriam os mais intensos vistos nos quatro dias do atual conflito.

Nesta quinta-feira, várias cidades israelenses registraram distúrbios e ataques perpetrados por grupos extremistas árabes e judeus. As autoridades enviaram reforços armados para conter os atos de violência na cidade de Lod, na região central de Israel.

Desde o início da Operação Guardiões do Muro, na segunda-feira, os ataques aéreos israelenses já atingiram mais de 700 alvos do Hamas; 60 operativos do grupo foram mortos, incluindo dez comandantes de alto escalão, segundo a imprensa israelense.

Autoridades de saúde de Gaza afirmam que 103 pessoas, incluindo 27 crianças, já morreram nos confrontos. Em Israel, seis civis, incluindo uma criança, e um soldado morreram em ataques de foguetes do Hamas.

As especulações sobre uma invasão terrestre das forças israelenses na Faixa de Gaza aumentaram mais cedo, quando Israel convocou 7.000 militares da reserva e cancelou todas as licenças de pessoal de tropas de combate. Também nesta quinta-feira, o porta-voz das IDF, o general de brigada Hidai Zilberman, informou que "todas as opções estavam na mesa" e que planos para uma operação terrestre estavam sendo traçados pela Divisão de Gaza e pelo Comando Sul e que seriam apresentados ao alto escalão político de Israel para avaliação.

Zilberman disse ainda que tropas terrestres adicionais foram enviadas para a fronteira antes da possível operação terrestre, incluindo da Brigada de Paraquedistas, Brigada de Infantaria Golani e 7ª Brigada Blindada.

Uma invasão israelense por terra à Faixa de Gaza não ocorre desde a Operação Margem Protetora, em 2014.

Ataques na fronteira norte

Três foguetes foram lançados do sul do Líbano em direção à Israel na noite de quinta-feira (13), noticiou o Jerusalem Post. As IDF disseram que os foguetes caíram no mar próximo à costa norte de Israel.

Atualização

A primeira versão deste texto informava que tropas israelenses haviam entrado no território da Faixa de Gaza. O texto foi atualizado com o esclarecimento das Forças de Defesa de Israel.

Atualizado em 13/05/2021 às 21:48
Conteúdo editado por:Helen Mendes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]