• Carregando...

Um ataque aéreo israelense atingiu um carro no norte da Faixa de Gaza neste domingo e ao menos uma pessoa ficou ferida, relatou uma testemunha. O Exército israelense ainda não comentou o fato. O ataque sucede vários dias de confrontos no território ocupado e após o ministro da Defesa de Israel, Shaúl Mofaz, ter informado ao gabinete nacional neste domingo que esperaria "uns dias" antes de ordenar a invasão da Faixa de Gaza para combater os militantes islâmicos.

- Se Mahumud Abás, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), e seus organismos de segurança se mostrarem impotentes para conter os terroristas, o Exército israelense deverá fazê-lo - disse Mofaz.

Mais cedo neste domingo, um franco-atirador do Exército israelense matou o chefe da Resistância Islâmica (Hamas), Said Siam, de 27 anos, na cidade de Jan Iunes, segundo fontes locais. Siam foi atacado ao sair de sua casa, que fica perto do assentamento judeu de Ganei Tal. A vítima havia sobrevivido no ano passado a dois ataques de soldados israelenses.

O vice de Mofaz, Zeev Boim, havia anunciado pela manhã que a invasão poderia acontecer nas próximas horas. Em seu habitual informativo semanal ao Conselho de Ministros, Mofaz reconheceu que o presidente Abáz procura empreender operações contra a milícia islâmica, "mas que as fazem sem a energia necessária".

Mofaz afirmou que os militantes da Jihad Islâmica (Hamas) têm como "objetivo estratégico" impor obstáculos à concretização do plano israelense de retirada da Faixa de Gaza, prevista agosto.O ministro de Finanças, Benjamín Netanyahu, e alguns de seus colegas recomendaram ao governo começar "agora mesmo" as operações por terra e por ar contra os militantes palestinos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]