• Carregando...

Jerusalém – O Exército israelense disparou nas últimas horas 500 mísseis contra a Faixa de Gaza. Além disso, manteve os ataques aéreos contra alvos móveis e infra-estruturas no território. O objetivo seria resgatar um soldado israelense seqüestrado por extremistas palestinos no último domingo. Esse argumento não convence o primeiro-ministro palestino, Ismail Haniye, que acusa Israel de tentar derrubar o Hamas.

Haniye, considerado um moderado no Hamas, exigiu que o governo israelense pare de atacar Gaza se quiser obter a libertação do cabo Guilad Shilat, de 19 anos. "Antes da captura do soldado, os militares israelenses já tinham em suas mesas os planos para minar o governo e humilhar o povo palestino", criticou.

Ontem, Israel desfechou mais de 20 ataques aéreos, na maioria contra locais usados para reunião de militantes e disparo de foguetes contra o território israelense. Dois palestinos foram mortos (em Gaza e na Cisjordânia). O país também revogou o direito de residência em Jerusalém Oriental de quatro parlamentares do Hamas.

Um grande contingente militar está posicionado na fronteira norte da Faixa de Gaza para uma possível invasão que estava prevista inicialmente para quinta-feira. O governo israelense teria recuado atendendo a pedidos do Egito, que está mediando a libertação do soldado.

Segundo a tevê de Israel, Shilat está vivo e teria sido levado para a cidade de Rafah ou imediações, no sul da Faixa de Gaza, e teria recebido tratamento médico para ferimentos sem gravidade no abdômen e num braço.

Mediadores egípcios estão mantendo, em Gaza, contatos com os três grupos envolvidos na captura: a ala militar do Hamas, os Comitês de Resistência Popular e o Exército Islâmico.

O governo israelense exige a libertação incondicional de Shalit. O comando que o mantém em cativeiro só aceita soltá-lo em troca da libertação de 95 mulheres e 313 palestinos menores de 18 anos presos em Israel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]