• Carregando...

Autoridades israelenses prenderam neste sábado o vice-primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Naser al-Shaer, uma figura-chave do movimento Hamas, que controla o governo.

Soldados israelenses invadiram a casa de Al-Shaer, em Ramallah, na Cisjordânia, por volta das 4h30m (22h30m em Brasília). A justificativa do Exército foi que o vice-primeiro-ministro é "membro de uma organização terrorista" - uma referência ao Hamas.

Israel tem mais de 20 ministros e parlamentares do Hamas sob custódia. As detenções começaram no fim de junho, depois quando começou uma ofensiva nos territórios palestinos em resposta ao seqüestro de um soldado na Faixa de Gaza. No dia 6 de agosto, o presidente do Parlamento Palestino, Asis Dueik, foi preso em casa. Quatro outros ministros do Hamas estão detidos desde 25 de junho.

O primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Ismail Haniyeh, líder do Hamas, condenou a prisão de seu vice e disse que o governo e a população palestina permanecem destemidos, diante das ações israelenses.

- É o seqüestro de um dirigente do governo palestino e parte de uma série de medidas israelenses destinadas a solapar o sistema político palestino e seu governo eleito - disse o porta-voz do Hamas, Gazi Hamad, sobre a prisão do vice-premier.

Horas depois da prisão de Naser al-Shaer, um palestino armado matou um soldado israelense perto da cidade de Nablus e foi morto por tropas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]