• Carregando...

Jerusalém (Das agências internacionais) – Aviões israelenses mudaram o foco dos ataques na manhã de ontem, destruindo pontes, depósitos de combustível e postos de gás, revelaram fontes da segurança do país. Pelo menos três pessoas foram mortas no ataque aéreo em Hermel. O alvo também foi a cidade de Trípoli, segunda maior do país, a 90 quilômetros de Beirute.

As forças israelenses destruíram duas pontes no leste de Hermel, disse um oficial. Outro ataque aconteceu no sul de Beirute, onde três pontes foram destruídas. Uma auto-estrada que liga o país à Síria foi atingida, além de diversas outras rodovias importantes. É a primeira vez desde o início dos ataques, na última quarta-feira, que forças de Israel atacam o norte do Líbano.

De acordo com a TV Al-Jazeera, guerrilheiros do Hezbollah também lançaram dezenas de mísseis contra a cidade israelenses de Nahariya. A nova onda de violência aconteceu após quatro marinheiros israelenses desaparecerem em um ataque do Hezbollah contra um navio de guerra de Israel.

A emissora de TV do Hezbollah, al-Manar, disse que três civis foram mortos no ataque a Hermel, na fronteira com a Síria. Segundo fontes oficiais, desde o início dos ataques, há quatro dias, pelo menos 100 libaneses e 9 israelenses morreram.

Um comboio de civis que fugia das proximidades da fronteira com medo dos bombardeios, no sul do país, foi atingido por um ataque aéreo israelense, deixando pelo menos dez mortos.

Uma mulher e uma criança foram mortos na cidade israelense de Meron, depois de terem sua casa atingida por um míssil do Hezbollah.

Ataques de mísseis do Hezbollah também atingiram a cidade de Tiberias, no norte de Israel. Foi a primeira vez que o grupo libanês atingiu a cidade, que fica a cerca de 35 quilômetros da fronteira com o Líbano.

No ataque, no qual seis mísseis caíram sobre a localidade, três pessoas ficaram levemente feridas e houve danos materiais.

Um dos projéteis atingiu o térreo de um edifício de apartamentos de cinco andares que estava vazio e danificou prédios vizinhos e carros que estavam estacionados nas proximidades.

Outros mísseis atingiram as aldeias de Jitim, Migdal, Evron e Abu Snan. As autoridades israelenses pediram aos moradores de Tiberíades que se refugiem em lugares seguros.

Guerra aberta

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, prometeu uma "guerra aberta" contra Israel, em mensagem transmitida pouco depois que os seus escritórios na capital libanesa, Beirute, foram bombardeados por Israel na sexta-feira.

O grupo ainda não confirmou o ataque, mas Nasrallah citou o navio em seu pronunciamento para a televisão.

"Olhe para o navio de guerra que atacou Beirute, que queima e afunda diante dos seus olhos. Vocês queriam guerra aberta e nós estamos prontos para uma guerra aberta", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]