• Carregando...
Os premiês de Israel, Benjamin Netanyahu, e da Itália, Giorgia Meloni, em encontro em Roma em março do ano passado
Os premiês de Israel, Benjamin Netanyahu, e da Itália, Giorgia Meloni, em encontro em Roma em março do ano passado| Foto: EFE/EPA/ETTORE FERRARI

O governo da Itália rejeitou a nomeação do ex-prefeito de um assentamento israelense na Cisjordânia para ser o novo embaixador de Israel em Roma, informou nesta quinta-feira (7) o jornal Times of Israel.

Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores confirmou ao periódico que Benny Kashriel, ex-prefeito do assentamento de Ma'ale Adumim, teve seu nome vetado porque o governo italiano não queria um embaixador que tivesse sido prefeito de um assentamento israelense no território, governado em parte pela Autoridade Palestina.

Também pesou o fato de Kashriel ter presidido o Conselho Yesha, o principal braço político do movimento dos assentamentos israelenses na Cisjordânia.

Segundo o Times of Israel, agora ele será enviado à Hungria e o Ministério das Relações Exteriores busca um diplomata de carreira para o cargo em Roma.

A expansão de assentamentos israelenses na Cisjordânia é um ponto de discordância entre Israel e seus aliados no Ocidente, que argumentam que a medida complica a solução de dois estados na região.

No mês passado, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que essa política é “inconsistente com o direito internacional”.

“A nossa administração mantém uma firme oposição à expansão dos assentamentos e, na nossa opinião, isso apenas enfraquece, não fortalece, a segurança de Israel”, disse Blinken.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]