• Carregando...

Jacarta, a capital da Indonésia, realiza, nesta quarta-feira (8), as primeiras eleições para prefeito nos seus 480 anos de história, com uma expectativa de altos índices de abstenção, informou a imprensa. Cerca de 5,7 milhões de eleitores poderão votar numa das 11.256 urnas distribuídas por toda a cidade, que tem 15 milhões de habitantes e enfrenta problemas de poluição, trânsito e corrupção. As enquetes revelam que a abstenção pode chegar a 65%.

A polícia estabeleceu um dispositivo de segurança com 54 mil agentes para garantir que não haja incidentes violentos. O prefeito de Jacarta era nomeado pelo presidente até 2002, quando o parlamento passou a indicar o titular do cargo, mas a última lei de descentralização, aprovada em 2004, determinou o sufrágio universal.

Os habitantes da capital terão que escolher entre o atual vice-prefeito, Fawzi Bowo, apoiado por uma coalizão de 19 partidos, e o ex-número dois da polícia, Adam Daradjatun, do Partido da Justiça e Prosperidade (PKS), um grupo conservador islâmico.

Segundo as enquetes, Bowo vencerá com 56% dos votos, contra 22% de seu rival. Mas a elevada abstenção e o alto número de indecisos podem criar surpresas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]