• Carregando...
Jacinda Ardern
Jacinda Ardern, premiê da Nova Zelândia, em visita à Espanha em junho de 2022.| Foto: EFE/Juan Carlos Hidalgo

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou nesta quarta (18) que não pretende se candidatar a uma reeleição e que deixará o cargo no início de fevereiro. Ela deu a notícia em um pronunciamento na televisão, prevendo as próximas eleições gerais para 14 de outubro.

Ela governou o país durante toda a pandemia. “Neste verão, eu esperava encontrar uma forma de me preparar não apenas para outro ano, mas outro mandato, porque é o que este ano exige”, disse a política, aparentando se emocionar. “Não consegui fazer isso”.

A data prevista para conclusão do atual mandato é o dia 7 de fevereiro. Jacinda, que tem 42 anos, desejou sucesso ao seu Partido Trabalhista nas próximas eleições e disse que um novo líder do partido deve ser eleito no próximo domingo.

Ela é membro do Partido Trabalhista desde 1999, quando tinha 17 anos. Em 2007, foi eleita presidente da União Internacional da Juventude Socialista, posição que a levou a visitar Algéria, China, Índia, Israel, Jordão e Líbano. Aos 28 anos, Jacinda Ardern tornou-se parlamentar, a mais jovem da casa na época. De origem mórmon, ela se opôs à posição de sua própria igreja contra o casamento gay.

Jacinda é primeira-ministra desde 2017, com reeleição em 2020. Durante seu governo, os eventos que mais chamaram a atenção do mundo foram o ataque terrorista à mesquita de Christchurch e uma erupção vulcânica, ambos em 2019; e ações na pandemia, em que ela optou pela linha dura, fechando fronteiras em meados de março de 2020 e impondo lockdown após 100 casos detectados de Covid-19. Em consequência, o PIB da Nova Zelândia caiu 12% em junho daquele ano, a maior queda trimestral registrada em toda a história da economia do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]