Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
viagem espacial

Japão adia lançamento da sonda Ikaros, 1º veleiro solar da história

Tecido dez vezes mais fino que um fio de cabelo vai impulsionar invenção. Missão é chegar perto de Vênus; veja como a nave deverá funcionar

Sonda Ikaros foi enviada em direção a Vênus, sendo movida apenas por fótons - partículas que carregam a luz | Divulgação
Sonda Ikaros foi enviada em direção a Vênus, sendo movida apenas por fótons - partículas que carregam a luz (Foto: Divulgação)

A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) adiou o lançamento do primeiro "veleiro solar" da história nesta segunda-feira (17). A partida estava marcada para 18h44 (hora de Brasília). O novo horário de lançamento ainda não foi oficialmente anunciado.

O objetivo é mandar a sonda Ikaros para perto de Vênus, movida apenas por uma espécie de vela que gera movimento quando se choca com fótons – as partículas que carregam a luz.

Como não utilizam combustível, as naves que se movem pela luz são uma grande esperança para viabilizar viagens espaciais muito longas. Duas tentativas de despachar veículos como o Ikaros já foram feitas, mas houve problemas no lançamento. No final de 2010, a Planetary Society – uma das maiores ONGs dedicadas à astronomia – pretende colocar no espaço a sonda LightSail-1, também para testar a tecnologia da "navegação solar".

Como funciona

Quando chegar ao espaço, a nave será parecida com um carretel, com a vela toda enrolada. Girando, em algumas semanas o tecido – cerca de dez vezes mais fino que um fio de cabelo – se desdobrará, e o objeto ganhará a forma de um quadrado de 14 metros de lado com uma pequena carga útil no centro. A ideia é que a nave comece sua jornada devagar, mas que ganhe aceleração continuamente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.