• Carregando...

O Japão afirmou nesta quinta-feira que não tinha conhecimento sobre a viagem do ex-presidente peruano Alberto Fujimori ao Chile e afastou a possibilidade de existir qualquer tipo de tensão diplomática com o governo chileno.

- Se tivéssemos tido notícia sobre essa saída, o governo do Japão teria informado o governo do Chile - disse a jornalistas, por meio de um tradutor, Hajime Ogawa, embaixador japonês em Santiago.

- Fiquei sabendo disso pela TV (chilena)- acrescentou o diplomata, depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores do Chile, Ignacio Walker.

Fujimori, que possui cidadania japonesa e peruana, foi detido na segunda-feira em Santiago,após chegar inesperadamente ao país, vindo do Japão.

O presidente do Chile, Ricardo Lagos, disse na quarta-feira que teria sido melhor se o governo japonês tivesse avisado os chilenos a respeito da viagem de Fujimori.

O mandatário observou que Fujimori entrou no território chileno usando seu passaporte peruano e que preencheu o formulário de imigração afirmando ter essa nacionalidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]