• Carregando...
Shinzo Abe
Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe| Foto: CHARLY TRIBALLEAU / POOL / AFP

O governo do Japão lançou nesta quinta-feira (26) uma força-tarefa contra a Covid-19, em meio a um aumento considerável de casos nos últimos dias.

O país já confirmou mais de 1.300 infecções por coronavírus e 45 mortes, além dos 700 casos e 10 mortes no navio de cruzeiro Diamond Princess. De sexta (20) a terça-feira (24), segundo a Universidade Johns Hopkins, os diagnósticos positivos para a Covid-19 passaram de 1.000 para 1.300.

Tóquio registrou nesta quinta-feira 45 novos casos da doença, o maior aumento de casos em um único dia desde que a epidemia começou no país. No total, a capital tem cerca de 250 infecções confirmadas.

"Eu disse ao primeiro-ministro [Shinzo] Abe que existe um alto risco de que o coronavírus se espalhe amplamente", afirmou o ministro da Saúde Katsunobu Kato nesta quinta-feira.

A força-tarefa ouvirá opiniões de especialistas e elaborará diretrizes básicas para medidas que buscarão evitar a propagação da infecção e intensificar os cuidados médicos.

O ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, disse que, neste momento, o governo não está considerando declarar estado de emergência. Mas se houver uma séria ameaça à saúde pública e à economia, o governo poderá ativar esse dispositivo e impor medidas restritivas, como limitação do funcionamento do comércio e cinemas, de acordo com a rádio estatal japonesa NHK.

De acordo com o primeiro-ministro, Shinzo Abe, o Japão reforçará ainda mais as restrições de entrada para viajantes internacionais, colocando todos os visitantes do sudeste da Ásia, Oriente Médio e África em uma auto-quarentena de 14 dias e suspendendo todos os programas de isenção de vistos para essa região.

O Japão já impõe limitações a viajantes vindos da China, Coreia do Sul, EUA, Irã e da maioria dos países da Europa. Também lançou uma campanha de distanciamento social que levou ao fechamento de escolas em todo o país e ao cancelamento de shows, eventos esportivos e encontros sociais.

"Para superar essa crise nacional, o governo, as autoridades locais, os profissionais de saúde e o povo deste país precisam trabalhar juntos e acelerar nossos esforços contra o coronavírus", disse Abe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]