Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Símbolo da guerra

Japão lembra 20 anos da morte do imperador Hirohito

Hirohito era considerado pelos japoneses um deus vivo. Outros dirigentes da época foram julgados e executados

Cerimônia xintoísta relembra o 20º aniversário da morte do símbolo das agressões do país na Segunda Guerra Mundial | Yuriko Nakao / Reuters
Cerimônia xintoísta relembra o 20º aniversário da morte do símbolo das agressões do país na Segunda Guerra Mundial (Foto: Yuriko Nakao / Reuters)

A família imperial japonesa participou nesta quarta-feira (7) de uma sóbria cerimônia que marca o 20º. aniversário da morte do imperador Hirohito, visto no Ocidente como um símbolo das agressões do país durante a Segunda Guerra Mundial.O imperador Akihito - filho de Hirohito - e sua esposa, a imperatriz Michiko, curvaram-se diante da tumba, num bosque no extremo oeste de Tóquio. O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, e outros políticos e nobres também participaram dessa cerimônia xintoísta.

Hirohito, que no passado era tratado pelos japoneses como um deus vivo, foi mantido no trono pelas forças norte-americanas de ocupação depois da derrota militar de 1945, como forma de manter a estabilidade do país. Outros dirigentes da época da guerra foram julgados e executados.

Acadêmicos debatem até que ponto Hirohito foi responsável pela ocupação japonesa - muitas vezes brutal - no leste da Ásia, na primeira metade do século passado.

Depois da guerra, tentando reposicionar a casa imperial japonesa como uma monarquia constitucional, ao estilo britânico, Hirohito rejeitou o status divino.

A ascensão de Akihito ao trono, em 1989, ajudou o Japão a virar a página nas relações com suas ex-colônias da Ásia e a forjar uma nova identidade, como uma nação pacífica.

Em 1992, ele se tornou o primeiro imperador japonês a visitar a China, onde declarou lamentar a guerra. Em 2001, expressou afinidade com o povo da Coréia, origem de um dos seus antepassados.

Akihito também faz um esforço para se aproximar de seus compatriotas comuns, embora a monarquia continue sendo menos acessível que a "realeza ciclista" do norte da Europa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.