• Carregando...

O Japão subestimou o risco de tsunami para suas usinas nucleares, disse nesta quarta-feira equipe de segurança nuclear da ONU que está no país em um resumo de seu relatório sobre a crise nuclear desencadeada pelo terremoto e tsunami de 11 de março.

"O risco de tsunami para alguns locais foi subestimado", disse o resumo de três páginas, acrescentando que o incidente na usina de Fukushima, operada pela Tokyo Electric Power Co. (Tepco), indicava que as usinas nucleares precisavam de um centro de administração de emergências "reforçado" para lidar com acidentes.

"Os engenheiros da usina nuclear e as operadoras deveriam avaliar adequadamente para proteger contra os riscos de todos os perigos naturais", afirmou.

O relatório fez um pedido urgente às autoridades japonesas para que monitorem a saúde do público e dos trabalhadores.

O relatório integral será apresentado em uma reunião internacional em Viena entre 20 e 24 de junho.

"O caminho previsto para a recuperação dos reatores danificados é importante e reconhecido. Precisará de modificações à medida que novas circunstâncias forem descobertas e pode ter a assistência da cooperação internacional", disse o documento.

Entre os representantes da equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estão especialistas da França, Rússia, China e Estados Unidos.

Especialistas ainda estão tentando entender como os eventos na usina de Fukushima Daiichi na costa do Pacífico no Japão, 240 quilômetros a norte de Tóquio, fugiram do controle depois do terremoto e tsunami devastadores de 11 de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]