• Carregando...

Um polêmico estudo desenvolvido na Universidade da Flórida e publicado na edição de abril do 'Journal of Paleolimnology' sugere uma nova versão para uma das mais conhecidas passagens do Novo Testamento. Segundo o professor de oceanogafia Doron Nof, Jesus Cristo teria andado sobre um pedaço de gelo e não sobre as águas do Mar da Galiléia.

Baseado em registros da temperatura da superfície do Mar Mediterrâneo e em modelos estatísticos, Nof analisou a dinâmica do Mar da Galiléia - conhecido pelos israelenses como Lago de Genesaré - e concluiu que uma combinação rara de água e condições atmosféricas poderia ter levado à formação de gelo na região, há cerca de 1.500 e 2.600 anos.

A queda da temperatura (abaixo de zero graus) teria possibilitado a formação de uma camada de gelo grossa o suficiente para suportar o peso de uma pessoa. Para um observador distante, seria praticamente impossível distinguir um pedaço de gelo boiando em meio à água, afirma o pesquisador.

- Se você me perguntar se eu acredito que alguém andou sobre a água, eu respondo que não - disse Nof. - Talvez alguém tenha andado sobre o gelo, não sei. Acredito que houvesse ali algo natural que explicasse o fato.

Não é a primeira vez que Nof causa polêmica. Na década de 1990, ele apresentou uma teoria científica para outra passagem bíblica: a divisão do Mar Vermelho. Segundo o pesquisador, o fenômeno teria sido causado por condições favoráveis do vento e do mar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]