Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Iraque

Jihadistas tomam controle de cidade perto de Tal Afar

Pelo menos 13 insurgentes morreram no ataque e, segundo fontes locais, seguem os enfrentamentos nos bairros de Al-Khadra, Al Bahuruhi e Al Sailú

Os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) conseguiram nesta sexta-feira (20) controlar a maior parte de Al Ayadiya, ao norte da cidade de Tal Afar, o que causou a fuga de mais de 13 mil moradores da cidade.

Moradores da cidade explicaram a Efe que após duros combates, os insurgentes sunitas tomaram o controle da cidade, localizada 11 quilômetros de Tal Afar, na província de Ninawa (norte).

Uma fonte de segurança informou à Agência Efe, que um helicóptero do exército bombardeou um comboio do EIIL que transportava um número indeterminado de combatentes nessa região e conseguiu destruir mais de dez veículos.

Pelo menos 13 insurgentes morreram no ataque, segundo a mesma fonte, que acrescentou que seguem os enfrentamentos nos bairros de Al-Khadra, Al Bahuruhi e Al Sailú.

Por outro lado, nove civis morreram e dezenas ficaram feridas, entre eles crianças e mulheres, pelo bombardeio de aviões militares sobre bairros residenciais de Al Ayadiya, disse à Efe o vice-presidente do Conselho Provincial de Ninawa, Nuredin Kablan.

O responsável local destacou que esses ataques provocaram o deslocamento de mais de 1.500 famílias, em torno de 13 mil pessoas.

O Conselho se reuniu na vizinha província de Dohuk, no Curdistão iraquiano, onde pediram ao governo central que dê fim aos bombardeios indiscriminados sobre civis em Tal Afar e Al Ayadiya.

Além disso, pediram ao governo iraquiano fundos urgentes para cuidar dos deslocados e oferecer comida e remédios a eles.

Por outro lado, nesta sexta-feira continuaram os enfrentamentos nos arredores do aeroporto de Tal Afar e em outras zonas próximas entre as forças de segurança e o EIIL.

Segundo a TV estatal, as Forças de Segurança iraquianas alcançaram repelir um ataque sobre o aeroporto e causaram a morte a 15 jihadistas, além de ficar com o controle de três veículos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.