• Carregando...
Jordan Peterson durante a famosa entrevista com Cathy Newman | Reprodução/Youtube
O psicólogo e ex-professor da Universidade de Toronto Jordan Peterson| Foto: Reprodução/YouTube

O psicólogo e ex-professor da Universidade de Toronto Jordan Peterson será obrigado a passar por um programa de reeducação devido às suas postagens em redes sociais. A decisão de colocar Peterson nesse programa partiu do Conselho de Psicólogos de Ontário (CPO) e foi ratificada por uma decisão judicial publicada nesta quarta-feira (23).

As postagens de Peterson, que são principalmente publicadas na rede social X/Twitter, são em sua maioria em defesa da liberdade de expressão, contra a ideologia de gênero e sobre as preocupações do psicólogo com intervenções médicas para transição de gênero em menores.

O conselho questionou as postagens de Peterson, que ganharam atenção significativa nos círculos conservadores e nos grupos de defesa da liberdade de expressão. O conselho afirmou que as postagens e declarações do professor “prejudicam a confiança pública na profissão” e poderiam potencialmente “suscitar dúvidas sobre sua capacidade de cumprir suas responsabilidades como psicólogo”.

No começo deste ano, Peterson afirmou no X/Twitter que o CPO havia exigido que ele se submetesse a um “retreinamento de comunicação nas mídias sociais".

Peterson entrou então com um recurso, contestando a autoridade do órgão profissional para regular seus comentários online. No entanto, o Tribunal de Divisão de Ontário rejeitou seu pedido nesta quarta-feira, determinando que a decisão do conselho está dentro de sua competência e “não infringe sua liberdade de expressão”.

Após a veiculação da notícia, o psicólogo recebeu o apoio de centenas de pessoas que foram protestar em frente à sede do CPO. O líder do Partido Conservador canadense, Pierre Poilievre, também o apoiou, afirmando que as ações do conselho representam “um excesso autoritário”.

Em um tuíte, Peterson expressou sua posição antes que o veredicto fosse anunciado, afirmando que "mantenho o que disse e fiz, e desejo a eles boa sorte em sua contínua perseguição. Eles vão precisar".

Ele também declarou sua intenção de documentar o processo, gravando em vídeo todas as audiências e cursos obrigatórios de reeducação e compartilhando-os sem edições no YouTube.

“Se você acha que tem direito à liberdade de expressão no Canadá, você está delirando”, afirmou o professor.

O programa de reeducação, como estipulado pelo conselho, exige que Peterson trabalhe com consultores específicos para analisar e refletir sobre sua conduta profissional em declarações públicas. Ele também deve completar um programa de treinamento em coaching dentro de seis meses. O custo desse programa seria arcado pelo próprio Peterson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]