• Carregando...
Fachada do New York Times, que defendeu Edward Snowden por ter vazado informações do governo norte-americano | Carlo Allegri/Reuters
Fachada do New York Times, que defendeu Edward Snowden por ter vazado informações do governo norte-americano| Foto: Carlo Allegri/Reuters

Os jornais The New York Times e The Guardian publicaram editoriais ontem nos quais afirmaram que o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional americana (NSA) Edward Snowden merece clemência de Washington por ter revelado a espionagem de dados de internet e telefone.

A publicação americana afirmou que a maior contribuição do delator é que os americanos agora conhecem como são monitorados seus dados confidenciais e que, por isso, ele deve receber uma pena "substancialmente reduzida".

"Considerando o enorme valor da informação que revelou e os abusos expostos, ele merece mais que uma vida de exílio, medo e fugas. Ele pode ter cometido um crime ao fazer isso, mas ele prestou um grande serviço a seu país", afirma o editorial do Times.

O jornal ainda lembrou que a espionagem da NSA foi declarada inconstitucional por dois juízes federais e criticou o governo por insistir que Snowden prejudicou o governo americano. "Ninguém apresentou a menor prova de que suas revelações tenham danificado realmente a segurança do país", sustenta.

Enquanto isso, o britânico The Guardian, um dos primeiros a receber os documentos de Snowden, também pediu a Obama que perdoe o ex-técnico da NSA em um editorial publicado na quarta-feira. "Esperamos que o governo esteja trabalhando de cabeça fria em uma forma para que ele volte com dignidade", afirma o periódico.

O diário ainda pede que o presidente dos EUA, Barack Obama, use seu poder para tratar o delator "de forma humana e de uma maneira que ele seja um exemplo do valor dos delatores e da própria liberdade de expressão".

Asilado na Rússia, Edward Snowden é acusado pelo governo americano de roubo de dados confidenciais e espionagem, o que pode lhe render 20 anos de prisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]