• Carregando...

BAGDÁ - Um operador de som da Reuters Television foi morto a tiros em Bagdá neste domingo e um cinegrafista que estava com ele foi ferido e, em seguida, detido por soldados americanos. A polícia iraquiana afirmou que eles foram alvejados pelas forças dos Estados Unidos. Um porta-voz do Exército americano afirmou que o incidente estava sendo investigado.

Waleed Khaled, de 35 anos, foi atingido por um disparo no rosto e pelo menos seis no peito enquanto dirigia para investigar um relato, feito por fontes da polícia, sobre um incidente envolvendo policiais e homens armados no bairro de Hay al-Adil, no oeste da cidade.

- Uma equipe da agência de notícias Reuters foi designada para cobrir a morte de dois policiais em Hay al-Adil; forças americanas abriram fogo contra a equipe e mataram Waleed Khaled, que foi atingido no rosto, e feriram Haider Kadhem - afirmou uma autoridade do Ministério do Interior, citando relato do incidente dado pela pol!cia.

- Eu ouvi tiros, olhei para cima e vi um atirador americano no teto de um shopping center - disse o cinegrafista Kadhem, que foi atingido nas costas, aos colegas que chegaram no local.

Única testemunha conhecida, ele foi detido pelas tropas americanas e ainda estava sob custódia seis horas depois apesar dos pedidos da Reuters de que ele fosse libertado para receber tratamento médico. Não há certeza sobre o seu paradeiro.

Dois colegas iraquianos que chegaram ao local minutos após o tiroteio também foram detidos e depois soltos.

- Eles nos trataram como cachorros. Fizeram a gente, inclusive Khaled, que estava ferido e pedindo água, sentar no sol no meio da estrada - afirmou Mohammed Idriss, outro funcionário da Reuters Television.

Indagado sobre o incidente, o porta-voz dos Estados Unidos, tenente-coronel Steven Boylan, declarou que o ocorrido estava sendo investigado.

Em comunicado, autoridades dos Estados Unidos afirmaram:"Unidades da Força Tarefa de Bagdá responderam a um ataque terrorista a um comboio da polícia iraquiano por volta das 11h20 (horário local) do dia 28 de agosto, no centro de Bagdá, que matou e feriu vários policiais iraquianos. Um civil foi morto e outro ficou ferido por fogo de armas menores durante o ataque".

O editor global da Reuters, David Schlesinger, afirmou:"Esse incidente trágico precisa imediatamente ser investigado de forma total e imparcial. Um corajoso jornalista perdeu sua vida e outro foi ferido e detido quando suas únicas ações foram profissionalmente registrar fatos e imagens da guerra. Estamos profundamente entristecidos com essa perda", acrescentou.

Os iraquianos reclamam de frequentes mortes de civis pelas forças americanas, a maioria não relatada e não investigada.

O correspondente da Reuters Michael Georgy, que chegou ao local cerca de uma hora depois do incidente, afirmou que o corpo do funcionário morto ainda estava no assento do motorista. A direita, um soldado americano que aparentemente era um atirador, estava sobre o teto de um shopping center.

Waleed deixou uma filha de sete anos de idade e sua mulher, que está grávida de quatro meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]