• Carregando...
Saberi foi presa no final de janeiro e acusada de trabalhar sem credenciais | Reuters
Saberi foi presa no final de janeiro e acusada de trabalhar sem credenciais| Foto: Reuters

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse nesta segunda-feira (11) que ficou "comovida" com o anúncio da libertação da jornalista iraniano-americana Roxana Saberi, ocorrido na capital do Irã, Teerã. Hillary disse que Roxana já está reunida com seus pais e deve voltar aos EUA nos próximos dias.

A jornalista deixou a prisão um dia depois que uma corte de apelação reduziu sua sentença de espionagem, inicialmente estabelecida em oito anos, para dois anos com suspensão de pena.

O julgamento da apelação ocorreu no domingo, mas o veredicto ainda não havia sido anunciado. Segundo o advogado de Roxana, ela será proibida de exercer o jornalismo no país durante cinco anos. A jornalista foi Miss Dakota do Norte em 1997 e esteve entre as dez finalistas do Miss América naquele ano. Sua mãe, Akiko, é japonesa, e seu pai é iraniano. Ela nasceu nos EUA e cresceu em Fargo, Dakota do Norte.

Ela foi detida em janeiro em Teerã, onde mora desde 2003, e condenada em abril a oito anos de prisão por um tribunal revolucionário da capital iraniana acusada de espionagem a favor dos Estados Unidos.

A sentença foi duramente criticada pelo Departamento de Estado dos EUA e pelo presidente Barack Obama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]