• Carregando...

Tropas de choque entraram em confronto na terça-feira com jovens dentro de uma das principais estações ferroviárias de Paris, num sinal do agravamento das tensões sociais, a menos de um mês do primeiro turno da eleição presidencial.

Vários policiais foram à Gare du Nord por causa de uma suposta briga entre um passageiro e os fiscais de bilhetes. Segundo testemunhas, o incidente rapidamente virou uma grande confusão.

Um jornalista da Reuters no local disse que os jovens, muitos deles negros ou aparentemente de origem imigrante, atiravam garrafas plásticas, vasos e latas nos policiais. Também havia grande agitação dos usuários da estação, incapazes de apanhar seus trens na hora do rush.

Ouviram-se gritos de "Sarkozy hipócrita", numa referência ao ex-ministro do Interior Nicolas Sarkozy, que deixou o cargo na segunda-feira para se dedicar à campanha presidencial, na qual é favorito.

Sarkozy, que deve parte da sua popularidade à linha-dura demonstrada durante os tumultos de 2005 nos subúrbios de Paris e de outras grandes cidades, é frequentemente acusado por seus críticos de explorar o medo da população como forma de impulsionar sua carreira política.

Segurança e imigração são dois dos principais temas desta campanha para as eleições de 22 de abril.

A polícia disse ter prendido sete pessoas. O departamento de transportes da capital confirmou que o incidente foi provocado por uma discussão entre um usuário e os fiscais.

"Esse passageiro não tinha bilhete. Houve uma altercação com os inspetores, dois dos quais se machucaram. A pessoa foi levada pelos inspetores e entregue à polícia", disse uma porta-voz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]