• Carregando...

Escoteiros paranaenses estavam em um shopping de Oslo, a 500 metros do local da explosão, quando ouviram um estrondo parecido com um trovão. "O chão tremeu e as vitrines das lojas balançaram", conta Luiz Fernan­­do Vendramini, um dos coordenadores do grupo de 39 adolescentes (entre 14 e 18 anos) e 10 adultos que viaja pela Europa.

O alarme de incêndio do shopping tocou e o local foi evacuado rapidamente. Vendramini, que conversou com a reportagem da Gazeta do Povo pela in­­ternet, diz que eles não ficaram muito assustados na hora e nem imaginavam que se tratasse de um atentado terrorista. "Como a estação central de trem da cidade está em manutenção, muitos pensaram que o barulho foi por causa das obras".

As ruas próximas ao prédio onde ocorreu a explosão estavam cheias de fumaça e cinzas. Folhas de papel voavam pelo ar e alguns dos adolescentes até pegaram os restos da explosão para trazer de "recordação" para o Brasil.

Apesar de até o exército está pelas ruas, as cenas mais intensas que os brasileiros viram foram pela televisão. Vendramini relata que as pessoas caminhavam aten­­tas pelas ruas, mas sem pânico.

O centro da cidade foi interditado, os trens e os ônibus pararam de circular. O grupo de escoteiros estava dividido em tropas de 10 que passeavam por diversos pontos da cidade. O coordenador conta que alguns tiveram dificuldades de voltar ao local onde estão hospedados. Assim que chegavam, os adolescentes eram orientados a ligar para suas famílias.

Carlos da Silva Neto (que está em Curitiba), contou por telefone à reportagem da Gazeta do Povo que ficou sabendo da explosão pelo Twitter da filha (@ga byzotto). Gabriela Parizotto Sil­va, 16 anos, faz parte do grupo de escoteiros. "Não fiquei muito preocupado porque ela ligou lo­­go e disse que estava tudo bem".

O grupo saiu do Brasil no dia 9 de julho e chegou a Oslo na quinta-feira. Ontem, a programação foi cancelada e eles não puderam sair do hotel.

A previsão é que eles sigam o roteiro da viagem normalmente e partam hoje para Estocolmo, Suécia, onde vão participar do Jamboree, encontro mundial de escoteiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]