• Carregando...

O juiz chileno Carlos Cerda, que investiga as contas secretas de Augusto Pinochet no exterior, ordenou na quarta-feira o embargo de todas as bibliotecas que o ex-ditador possui, informaram fontes judiciais. Cerda pediu à polícia que notifique Pinochet da determinação e explicou que se trata de uma medida cautelar para evitar que os livros se dispersem.

Segundo fontes judiciais, o objetivo do embargo é determinar a origem do dinheiro que o ex-ditador usou para comprar os textos e evitar que eles sejam vendidos.

Cerda proibiu qualquer ato de alienação e translado das bibliotecas que Pinochet tem em sua propriedade de Los Boldos, a 130 quilômetros de Santiago, e em sua residência de La Dehesa, na capital. Anteriormente, o juiz havia ordenado que a Sociedade Chilena do Autor realizasse um cadastro dos livros do ex-militar, cuja fortuna não explicada passa dos US$ 27 milhões, segundo a investigação judicial.

Pinochet é processado desde novembro do ano passado por evasão tributária, falsificação de documentos públicos, uso de passaportes falsos e declaração falsa de bens. O militar nonagenário responde também pelos crimes da "Operação Colombo", montada em 1975 para esconder o assassinato e desaparecimento de 119 opositores da ditadura do Pinochet.

O ex-ditador viajou há alguns dias para sua casa em Los Boldos, após pagar uma fiança de US$ 19 mil dólares por sua liberdade condicional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]