• Carregando...

A junta militar da Tailândia apresentou nesta sexta-feira ao rei Bhumibol Adulyadej a Constituição temporária e o nome do seu candidato a primeiro-ministro interino, o general da reserva Surayud Chulanont.

A nomeação de um primeiro-ministro interino e a entrada em vigor da Carta Magna são os dois primeiros passos do processo de reforma da junta militar que derrubou o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

- O novo chefe de governo é uma pessoa muito conhecida e digna de respeito - declarou o chefe da junta, general Sonthi Boonyaratglin.

Embora o Conselho para a Reforma Política, denominação oficial da junta militar, mantenha o silêncio sobre a identidade do futuro primeiro-ministro interino, a imprensa e altos funcionários da Administração afirmam que o escolhido é o general Chulanont, ex-chefe das Forças Armadas e membro do conselho privado do rei.

A auditora geral do Estado, Jaruvan Maintaka, que recebeu a tarefa de investigar a suposta corrupção atribuída a Shinawatra e seu governo, declarou, segundo a rádio nacional, que a junta militar decidiu por consenso que o general Chulanont ficará à frente do governo interino.

Chulanont, de 63 anos, é considerado um dos ex-chefes militares com melhor reputação. Segundo os analistas, ele dispõe de um amplo apoio nas camadas militares, que se dividiram e voltaram a se politizar no governo de Shinawatra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]