• Carregando...

A justiça do Chile ratificou nesta terça-feira (11) o fim da investigação sobre a causa da morte de Salvador Allende e confirmou a tese do suicídio do ex-presidente.

No dia em que se completa 39 anos do falecimento de Allende, a Corte de Apelações de Santiago confirmou o fechamento da investigação, decretada em 29 de dezembro do ano passado pelo juiz Mario Carroza.

Em maio de 2011, os restos mortais de Allende, sepultados no Cemitério Geral da capital chilena, foram exumados. Após dois meses de diversas análises, uma equipe multidisciplinar de peritos concluiu que a causa de morte do ex-presidente se deveu a uma "lesão perfurante da cabeça por um projétil de arma de fogo de alta velocidade a contato", o que na medicina legal pode ser atribuído como suicídio.

O corpo de Allende voltou a ser sepultado em cerimônia particular realizada no mesmo cemitério em 9 de setembro de 2011.

O fechamento definitivo da investigação coincide com o 39º aniversário do golpe que levou ao poder Augusto Pinochet e o bombardeio ao Palácio de la Moneda, em meio ao qual Allende tirou a vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]