• Carregando...
O paquistanês Faisal Shahzad é o principal suspeito do atentado frustrado no Times Square, em Nova York | Reprodução / Orkut
O paquistanês Faisal Shahzad é o principal suspeito do atentado frustrado no Times Square, em Nova York| Foto: Reprodução / Orkut

A Justiça dos EUA determinou que o paquistanês nacionalizado norte-americano Faisal Shahzad, suspeito de uma tentativa de ataque a bomba em Nova York evitado no início deste mês, permaneça preso e sem direito a fiança. A decisão foi tomada nesta terça-feira (18) durante seu primeiro comparecimento à Justiça, em uma corte de primeira instância em Nova York, que analisa o caso.

O magistrado James Francis confirmou a prisão de Shahzad após a decisão tomada pela advogada do réu, Julia Gatto, em não conteestar o pedido dos promotores para que ele permanecesse em custódia

Shahzad é acusado de deixar um veículo com uma bomba artesanal em seu interior no bairro dos teatros de Nova York no dia 1º de maio. Ele foi preso dois dias depois, no aeroporto John F. Kennedy, quando chegou a embarcar para um vôo rumo a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O procurador geral Preet Bharara disse em comunicado que Shahzad concedeu "inteligência valiosa" que ajudou na investigação.

Paquistanês naturalizado norte-americano desde o ano passado, Faisal Shahzad foi acusado por cinco crimes, incluindo tentativa de usar uma arma de destruição em massa, uso de dispositivo destruidor em tentativa de crime violento e transportar e receber explosivos.

Os procuradores responsáveis pelo caso disseram que Shahzad admitiu culpa no ataque frustrado e afirmou ter viajado a um reduto do Taliban e da Al Qaeda no Paquistão para receber treinamento de bomba.

Shahzad, 30, nasceu em uma família de militares na cidade de Pabbi, a noroeste da capital paquistanesa Islamabad. Recentemente, ele passou cinco meses em seu país natal, e voltou aos Estados Unidos em fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]