• Carregando...
O ex-presidente americano Donald Trump na semana passada, acompanhando em Atlanta a World Series, final da principal liga de beisebol do país
O ex-presidente americano Donald Trump na semana passada, acompanhando em Atlanta a World Series, final da principal liga de beisebol do país| Foto: EFE/EPA/BRANDEN CAMP

Uma juíza federal dos Estados Unidos rejeitou um pedido do ex-presidente Donald Trump para manter em segredo documentos da sua gestão relacionados à invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro deste ano.

A ação havia sido apresentada contra um comitê da Câmara dos Representantes que investiga a insurreição e contra os Arquivos Nacionais, agência que mantém documentos históricos do governo americano.

Segundo informações da Associated Press, a juíza distrital Tanya Chutkan justificou na decisão que há “forte interesse público” na divulgação das informações e que o atual presidente, Joe Biden, tem autoridade para renunciar ao privilégio executivo para manter os documentos em segredo, ao contrário do que alega Trump.

Antes do republicano apresentar a ação, o presidente democrata havia informado aos Arquivos Nacionais que não reivindicaria privilégio executivo sobre os documentos relacionados ao 6 de janeiro da gestão do antecessor.

“No fundo, esta é uma disputa entre um ex-presidente e o atual presidente. E a Suprema Corte já deixou claro que, em tais circunstâncias, a visão do titular tem maior peso”, escreveu Chutkan, que alegou que o privilégio executivo não “existe perpetuamente”. “Os presidentes não são reis e o requerente (Trump) não é o presidente”, afirmou ela.

De acordo com a AP, os Arquivos Nacionais devem entregar os registros ao comitê da Câmara dos Representantes ainda esta semana, se a decisão de Chutkan não for derrubada – os advogados de Trump relataram que recorreriam ao Tribunal de Apelações para o Circuito do Distrito de Colúmbia.

O Capitólio foi invadido em 6 de janeiro por apoiadores de Trump, que alegavam fraude na vitória de Joe Biden na eleição presidencial de 2020. O tumulto provocou cinco mortes e deixou dezenas de feridos; centenas de pessoas foram presas e estão sendo processadas – algumas condenações já estão sendo determinadas pela Justiça americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]