Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ÁFRICA DO SUL

Justiça sul-africana adia decisão sobre pena de Oscar Pistorius

Ex-campeão paralímpico foi declarado culpado no julgamento da apelação pelo assassinato de sua namorada em 2013

 | Mujahid Safodien/AFP
(Foto: Mujahid Safodien/AFP)

A justiça sul-africana decidiu nesta segunda-feira (18) adiar para o mês de junho a audiência em que fixará a pena do ex-campeão paralímpico Oscar Pistorius, declarado culpado no julgamento da apelação pelo assassinato de sua namorada em 2013.

“O caso está adiado até 13 de junho. A audiência acontecerá em 17 de junho”, anunciou o juiz Audrey Ledwaba, da Alta Corte de Pretória, na presença de Pistorius, declarado culpado em dezembro e atualmente em liberdade vigiada.

“Você entendeu?”, perguntou o juiz a Oscar Pistorius. “Sim”, respondeu o ex-atleta, cujo crime foi reclassificado em apelação em dezembro.

Na primeira instância ele foi condenado a cinco anos de prisão por “homicídio doloso”. Agora aguarda a sentença por assassinato, um crime que pode ser punido com 15 anos de prisão no mínimo. No direito sul-africano, a justiça lê primeiro o veredicto e depois se pronuncia sobre a pena do condenado.

Pistorius, que passou um ano na prisão, vive atualmente na casa de seu tio, Arnold Pistorius, em Pretória. Está submetido a um controle eletrônico.

Oscar Pistorius, de 29 anos, matou com quatro tiros a namorada Reeva Steenkamp em fevereiro de 2013 em sua casa em Pretória. Ele afirma que atirou por acreditar que do outro lado da porta do banheiro estava um ladrão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.