• Carregando...

Reeleito nas eleições presidenciais de agosto, o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu neste domingo (11) que os resultados finais sejam anunciados o mais rápido possível e alegou, sem entrar em detalhes, que "a confusão" em torno do assunto foi "criada por elementos ocidentais no país". O pleito, cujo resultado final ainda é desconhecido, vem sendo ofuscado por denúncias de fraude generalizada desde sua realização. A maior parte das acusações é dirigida a Karzai.

Hoje, o diplomata norueguês Kai Eide, diretor da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Afeganistão, admitiu que houve fraude generalizada nas eleições no país centro-asiático. No entanto, ele se recusou a entrar em detalhes para não atrapalhar uma recontagem dos votos suspeitos. A admissão de Eide vem à tona depois de seu antigo vice Peter Galbraith ter denunciado que seu ex-chefe vinha tentando acobertar fraudes cometidas em benefício de Karzai. Galbraith deixou o cargo depois de desentendimentos com o diretor da missão da ONU.

Em entrevista coletiva concedida em Cabul, Eide demonstrou irritação com as denúncias. "Parte dessas acusações baseia-se em conversas privadas ocorridas enquanto ele (Galbraith) era recebido em minha casa. Minha opinião é de que conversas particulares em uma mesa de jantar devem permanecer exatamente assim, privadas", afirmou.

Eide também declarou aos jornalistas que números específicos sobre a quantidade de votos fraudados não passarão de especulação enquanto a recontagem não for concluída. Na entrevista, o diplomata apareceu acompanhado dos embaixadores dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França no Afeganistão. Eles estavam presentes em uma demonstração de apoio a Eide e à missão da ONU.

Segundo os resultados preliminares, Karzai lidera com cerca de 55% dos votos. Seu ex-chanceler Abdullah Abdullah vem em segundo lugar, com 28%. No Afeganistão, para vencer em primeiro turno, um candidato precisa de pelo menos 50% dos votos válidos. A expectativa é de que os números finais da votação sejam conhecidos até o fim da semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]