• Carregando...

MOSCOU – O político liberal e lendário jogador de xadrez Garry Kasparov foi escolhido ontem o candidato da oposição para o pleito presidencial de março de 2008, quando será eleito o sucessor do atual chefe de Estado, Vladimir Putin.

Kasparov, crítico contumaz de Putin, foi selecionado entre um total de seis candidatos durante um congresso federal da coalizão opositora Outra Rússia, por causa dos resultados das eleições primárias realizadas em várias regiões do país.

A oposição sistemática a Putin rendeu a Kasparov alguns dias de detenção. Ele participava de um protesto contra a interferência do Kremlim nos meios de comunicação do país, e, segundo os manifestantes, contra o crescente autoritarismo de Putin, no período que antecede eleições parlamentares e presidenciais.

No curso da votação secreta, o ex-campeão do mundo de xadrez recebeu o apoio de 379 dos 498 delegados que participaram do congresso.

Kasparov anunciou seu ingresso na vida política do país, um dia após se aposentar das competições de xadrez em 2005. À época, declarou que tomara a decidão para se opor ao que chamou de "ditadura" do presidente Vladimir Putin. "Fiz tudo o que podia no xadrez e mais", disse em um comunicado. "Agora planejo usar meu intelecto e minha estratégia na política russa."

Número um

Nascido em Baku, na antiga república soviética do Azerbaijão, Kasparov é considerado o melhor jogador de xadrez da história, apesar de ser lembrado por uma de suas poucas derrotas – contra o Deep Blue, um supercomputador da IBM, em 1997. Kasparov perdeu o título de campeão mundial para o russo Vladimir Kramnik em 2000, mas ainda é o número 1 da Federação Internacional de Xadrez.

Kasparov é um dos líderes do Comitê 2008: Escolha Livre, que foi formado pelos liberais depois de terem sido vencidos pelo bloco pró-Kremlin nas eleições parlamentares de 2003. O Comitê 2008, cujos membros incluem os reformistas Irina Khakamada e Grigori Yavlinski, busca substituir Putin com um líder mais liberal nas próximas eleições presidenciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]