• Carregando...
Ilustração da nave CST-100, que terá capacidade para sete pessoas | Boeing
Ilustração da nave CST-100, que terá capacidade para sete pessoas| Foto: Boeing

Presos dois suspeitos de vender segredo atômico

Autoridades dos EUA anunciaram ontem ter detido dois cientistas americanos acusados de passar supostos segredos do programa atômico do país a um agente do FBI que fingiu representar o governo da Ve­­nezuela.

Pedro Leonardo Mascheroni, argentino nacionalizado americano, 75 anos, e sua mulher, Marjorie Roxby Mascheroni, 67 anos, trabalharam no passado no laboratório federal Los Ala­­mos, no Novo México, um dos principais centros de investigação atômica americano.

Segundo a polícia, as supostas negociações com o casal começaram em 2008, quando um agente fingindo ser venezuelano passou um questionário aos cientistas.

Ainda segundo a acusação, os cientistas pediam US$ 800 mil para fornecer informações pa­­ra a construção de um reator subterrâneo para enriquecer plutônio e um reator de superfície para fazer uma bomba nos próximos dez anos. O casal re­­cebeu US$ 20 mil pelas primeiras informações.

O governo Hugo Chávez não comentou o caso até o fechamento desta edição.

* * * * * * * *

Boeing quer levar turistas ao espaço em 2015

A Boeing anunciou nesta semana uma parceria com a empresa de turismo espacial Spa­­ce Adventures para vender lugares em uma nave com acesso à órbita baixa da Ter­­ra, a mesma faixa do espaço onde orbita a Es­­tação Espacial Internacional (ISS). O sistema espacial da Boeing deve entrar em operação até 2015.

Segundo nota divulgada pela gigante do setor aeroespacial, a Space Adventures vai oferecer vagas em voos a serem realizados pela nave espacial comercial da Boeing, chamada Crew Space Transportation 100, ou CST-100.

A CST-100 será oferecida à Nasa como alternativa para o envio de astronautas ao es­­paço. Turistas terão acesso aos assentos vagos dos voos. A capacidade da CST-100 será de sete pessoas. O preço das passagens ainda não foi definido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]