• Carregando...

Químicos criam novo azul

O azul nem sempre é uma cor fácil de fazer. Os pigmentos azuis do passado eram frequentemente muito caros (o azul-marinho era feito da pedra preciosa lápis lazuli moída), venenosos (o azul cobalto é um possível carcinogênico e o azul prussiano pode exalar cianeto) ou inclinados a desbotar (muitos dos pigmentos orgânicos se desfazem quando expostos a ácidos ou ao calor). Então, foi uma agradável surpresa para os químicos da Universidade do Oregon quando eles criaram um pigmento novo, durável e brilhantemente azul, por acidente.

Os pesquisadores estavam tentando criar compostos com propriedades eletrônicas inovadoras, misturando óxido de manganês, que é preto, com outros elementos, e aquecendo a mistura a altas temperaturas. Porém, M. A. Subra­­manian, professor de ciências materiais, percebeu que uma das amostras que um dos estudantes havia acabado de retirar da fornalha estava azul.

Os pigmentos se mostraram seguros e duráveis, segundo Subramanian, embora não sejam baratos, graças ao uso do elemento químico índio.

* * * * * * * *

Astronauta volta à Terra após 87 dias

O ônibus espacial Atlantis, com sete tripulantes, aterrissou às 12h44 (hora de Brasília) de ontem no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, ao término de uma missão que levou equipamentos e provisões à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O Atlantis, que partiu do Centro Kennedy no dia 17 de novembro, traz à Terra também a astronauta Nicole Stott, que passou 87 dias na ISS.

O comandante Charlie Hobaugh e o piloto Barry Wil­­more conduziram a nave de 93 toneladas em uma série de vaivéns laterais que ajudaram a diminuir sua velocidade desde que entrou na atmosfera, a cerca de 5.000 km/h.

O retorno de Stott marca o fim de uma década de uso dos ônibus espaciais norte-americanos para o rodízio de tripulações.

A missão da Atlantis incluiu três jornadas de trabalhos fora do veículo e mais de seis dias na ISS, para onde a nave levou mais de 14 toneladas de provisões e equipamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]