• Carregando...
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em sua prestação de contas anual ao parlamento uruguaio, em 2 de março de 2024.
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em sua prestação de contas anual ao parlamento uruguaio, em 2 de março de 2024.| Foto: Gaston Britos/EFE

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, afirmou neste sábado que Brasil e Argentina “trancaram” seu país e que o estão impedindo de avançar em acordos bilaterais, como o que negocia com a China. Lacalle Pou se pronunciou assim perante legisladores e outras autoridades do país durante o seu discurso anual para prestar contas do que foi feito no último ano do seu governo.

“Não tenho dúvidas de que o desafio que o Mercosul tem é se abrir para o mundo. Se vamos todos, seremos mais fortes, mas, se formos sozinhos, ainda seremos fortes o suficiente para avançar no mundo”, declarou. Ao mesmo tempo, criticou que tanto a Argentina como o Brasil bloquearam o Uruguai nesse sentido. “De alguma forma impedem-nos de avançar em acordos bilaterais, por exemplo com a China”, lamentou.

Por outro lado, Lacalle Pou destacou a importância de ter chegado a um acordo com o governo de Javier Milei para o projeto de obra apresentado pelo Uruguai para a ampliação e aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Montevidéu.

O presidente uruguaio chegou neste sábado de manhã ao Palácio Legislativo para fazer seu último discurso de prestação de contas a legisladores e cidadãos, já que um novo governo tomará posse no próximo ano no país vizinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]