• Carregando...
O Navio de Ação Marítima Audaz, ao centro, e a lancha HMS Sabre, à direita, no momento em que a lancha fazia disparos, erguendo colunas de água
O Navio de Ação Marítima Audaz, ao centro, e a lancha HMS Sabre, à direita, no momento em que a lancha fazia disparos, erguendo colunas de água| Foto: Reprodução / Gibraltar Chronicles

Uma lancha de patrulha britânica abriu fogo em frente a um navio de guerra espanhol na região do Rochedo de Gibraltar, uma área sob controle do Reino Unido e reivindicada pela Espanha, no sábado (25).

Os protagonistas do episódio foram o patrulheiro HMS Sabre, da Marinha Real Britânica, e o Navio de Ação Marítima Audaz, da Armada Espanhola. O britânico estava realizando testes com fogo real quando o navio espanhol se aproximou, em águas consideradas internacionais pelo Reino Unido e espanholas pela Espanha.

Fotografias compartilhadas em redes sociais mostram o momento do incidente, que não causou danos ou deixou feridos.

O Ministério da Defesa do Reino Unido garantiu que o Sabre estava realizando um exercício de rotina, com munição real, fora das águas britânicas em Gibraltar, ou seja a mais de 12 milhas náuticas (cerca de 24 quilômetros) de distância da costa.

O navio espanhol teria se aproximado durante o exercício. O Ministério da Defesa britânico também afirmou que as duas embarcações estavam a uma distância segura no momento do incidente.

"O Ministério da Defesa do Reino Unido confirma que a equipe das Forças Britânicas de Gibraltar realizaram um treinamento de rotina planejado em águas internacional no sábado, 25 de maio", um porta-voz do ministério disse ao jornal Gibraltar Chronicle.

O porta-voz também confirmou que os protocolos de segurança foram seguidos e que houve comunicação com o navio espanhol durante o treino.

A Espanha reivindica o território do Rochedo de Gibraltar e não reconhece os limites estabelecidos pelo Reino Unido para "águas internacionais", que Madrid reconhece como espanholas.

Fontes das Forças Armadas da Espanha afirmaram ao jornal El Español que a tripulação do Audaz interveio porque o Sabre se encontrava em águas espanholas, e que relatou o caso ao Estado Maior da Defesa.

O Rochedo de Gibraltar marca a separação entre o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, uma importante via marítima.

Entre 1501 e 1704, Gibraltar foi posse do reino da Espanha. Após a Guerra de Sucessão Espanhola o território passou para o controle britânico. Desde então, está sob domínio do Reino Unido, apesar das tentativas espanholas de retomada. O território esteve recentemente no centro de uma questão conflitante relacionada ao Brexit.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]