Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Política internacional

Líbano vota para escolher sucessores de políticos assassinados

Dezenas de milhares de libaneses votaram neste domingo para escolher os sucessores de dois congressistas anti-Síria que foram assassinados, em mais um enfrentamento entre o governo apoiado pelo Ocidente e seus oponentes.

A eleição para preencher o assento cristão maronita, vago depois que Pierre Gemayel foi morto, em novembro, transformou-se em um teste de força semanas antes da eleição parlamentar para a escolha de um maronita como novo presidente do Líbano.

Nove meses de luta política já causaram os maiores confrontos civis desde a guerra de 1975 a 1990, e havia temores de violência durante a eleição.

Mas não foram registrados incidentes nos postos eleitorais na região cristã, onde a participação foi alta. Milhares de soldados e policiais reforçaram a segurança na área, onde bandeiras e cartazes de partidos rivais foram colocados em varandas, postes de eletricidade e carros.

O ex-presidente Amin Gemayel, pai de Pierre e líder do Partido Falange, e um candidato do Movimente Patriota Livre, do líder de oposição Michel Aoun, disputam a vaga maronita no distrito de Metn, no noroeste de Beirute.

Gemayel é figura importante na coalizão de maioria anti-Síria, que tem apoio dos Estados Unidos, da França e da Arábia Saudita. Aoun é o principal líder cristão na oposição, que incluiu o Hezbollah, aliado da Síria e do Irã.

Já na eleição para a vaga muçulmana sunita em um bairro de Beirute para escolher o sucessor de Walid Eido, morto em um ataque com carro-bomba em junho, foi menos concorrida.

Um candidato do grupo Futuro Sunita, de Saad al-Hariri, parecia ter a vitória garantida, com apoio de uma forte campanha.

Gemayel e seus aliados acusam a Síria de ter preparado o assassinato de Pierre Gemayel, Eido e outras duas figuras anti-Síria. Damasco nega envolvimento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.