• Carregando...
Mulher passa próximo de retrato de Kim Jong-il, em Pyongyang: especulações sobre seu estado de saúde | Jo Yong-Hak / Reuters
Mulher passa próximo de retrato de Kim Jong-il, em Pyongyang: especulações sobre seu estado de saúde| Foto: Jo Yong-Hak / Reuters

O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, afirmou nesta terça-feira (28) na Câmara Alta que o líder norte-coreano, Kim Jong-il, provavelmente está no hospital e que um médico francês viajou para atendê-lo.

Aso respondeu assim a uma pergunta parlamentar sobre as imagens obtidas por uma TV japonesa do filho de Kim em Paris, onde estaria procurando um médico para o pai.

O primeiro-ministro do Japão disse que, antes de a televisão captar a imagem, o governo japonês já sabia que o filho de Kim estava em Paris, "através de seus serviços de inteligência". Serviços de inteligência de outros países também teriam confirmado a informação.

Segundo Aso, Kim não está muito bem, mas não se encontra tão mal para que "não possa formar um julgamento".

O chefe da Agência de Inteligência sul-coreana afirmou que o ditador norte-coreano parece estar se recuperando de um derrame sofrido em agosto.

Em um comparecimento a portas fechadas diante de um comitê parlamentar em Seul, o chefe da espionagem sul-coreano disse que Kim Jong-il parece estar suficientemente bem para realizar seu trabalho diário, embora não esteja totalmente recuperado.

Além disso, o chefe da espionagem confirmou que o filho mais velho do líder norte-coreano, Kim Jong-nam, viajou à França na semana passada, depois que a imprensa japonesa disse que ele havia viajado para uma reunião com um neurocirurgião a fim de consultar sobre a saúde do pai.

O líder norte-coreano não compareceu, no último dia 9 de setembro, ao desfile militar com o qual a Coréia do Norte, regime comunista com potencial nuclear, comemorou os 60 anos de sua fundação, o que despertou várias especulações sobre sua saúde.

Fontes dos serviços de inteligência dos Estados Unidos afirmaram na época que o líder norte-coreano havia sofrido um derrame cerebral e havia feito um cirurgia, da qual estava se recuperando pouco a pouco.

Desde então, Kim não foi visto em público na televisão, mas foram divulgadas este mês fotografias de sua suposta visita a um centro militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]