• Carregando...
Geert Wilders disse que não conseguiu apoios para formar governo e que seu “amor” pela Holanda é “mais importante do que a minha própria posição”
Geert Wilders disse que não conseguiu apoios para formar governo e que seu “amor” pela Holanda é “mais importante do que a minha própria posição”| Foto: EFE/EPA/Sem van der Wal

Geert Wilders, líder do partido de direita nacionalista PVV, indicou nesta quarta-feira (13) que deve desistir de tentar ser o primeiro-ministro da Holanda.

O partido dele foi o mais votado na eleição geral holandesa, realizada em novembro, mas obteve apenas 37 cadeiras no Parlamento, muito aquém das 76 para garantir maioria. Nos últimos meses, Wilders negociou com outras legendas para formar uma coalizão, mas não teve sucesso.

“Só posso me tornar primeiro-ministro se TODOS os partidos da coalizão apoiarem isso. Não foi o caso”, escreveu no X.

“Eu gostaria de [formar] um gabinete de direita. Menos concessões de asilo e imigração. Os holandeses em primeiro lugar. O amor pelo meu país e pelo meu eleitor é grande e mais importante do que a minha própria posição”, afirmou Wilders.

Segundo a BBC, o assunto será debatido no Parlamento da Holanda nesta quinta-feira (14), quando um negociador que participou do processo para a formação de uma coalizão deve apresentar um relatório.

Horas depois das primeiras mensagens, Wilders voltou ao X para dizer que ainda pretende ser o primeiro-ministro holandês no futuro. “Não se esqueçam: ainda serei primeiro-ministro da Holanda. Com o apoio de ainda mais holandeses. Se não for amanhã, então depois de amanhã. Porque a voz de milhões de holandeses será ouvida!”, escreveu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]