• Carregando...

O líder norte-coreano, Kim Jong-il, chegou nesta terça-feira a uma cidade siberiana, a bordo do seu trem blindado, para se reunir com o presidente russo, Dmitry Medvedev. A pauta deve abranger o programa militar da Coreia do Norte e a ajuda ao miserável país.

A data e o local do encontro não foram revelados, mas a expectativa é que seja na quarta-feira em Ulan-Ude, capital provincial próxima ao lago Baikal, ou então nos arredores da cidade.

Na terça-feira, Medvedev estava no balneário de Sochi, cinco fusos horários a oeste.

Kim, que comanda um dos regimes mais fechados do mundo, faz sua primeira visita à Rússia em nove anos. Ele só viaja de trem, porque tem medo de avião, e a imprensa diz que ele cancelou em junho sua ida à Rússia por razões de segurança, após o vazamento dos planos sobre a visita.

A viagem ocorre num momento em que a Coreia do Norte e os EUA discutem a retomada do processo multilateral que resultaria no desarmamento norte-coreano, em troca de ajuda política e econômica. O processo, abandonado há dois anos, envolve também China, Rússia, Japão e Coreia do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]