Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação liderada pelos EUA

Líder opositora da Venezuela agradece resgate de asilados perseguidos por Maduro

A líder opositora venezuela María Corina Machado elogiou operação dos EUA para resgate de asilados em Caracas (Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez)

Ouça este conteúdo

A líder opositora venezuelana Maria Corína Machado agradeceu o resgate dos cinco asilados na embaixada argentina em Caracas, em uma operação liderada pelos Estados Unidos, nesta terça-feira (6).

“Uma operação impecável e épica para a liberdade de cinco heróis da Venezuela. Meu reconhecimento e infinita gratidão a todos os que a tornaram possível”, escreveu Machado na rede social X, logo depois da confirmação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, de que eles os reféns da ditadura de Nicolás Maduro já estavam em solo americano.

Os opositores Pedro Urruchurtu, Magallí Meda, Claudia Macero, Humberto Villalobos - todos membros do partido de Machado - e o ex-deputado Omar González estavam na embaixada, sob custódia do Brasil, há mais de um ano.

Em diversas ocasiões, denunciaram que o regime chavista fez um cerco policial e cortou o fornecimento de energia elétrica e água potável.

Nos últimos meses, os opositores pressionaram o Brasil para a emissão de salvo-condutos para que pudessem sair da Venezuela de forma segura. Os asilados entraram na embaixada argentina em 20 de março de 2024, depois que o Ministério Público venezuelano anunciou mandados de prisão contra eles.

Além da líder opositora venezuelana, congressistas dos Estados Unidos também comemoram o resgate e reforçaram seu apoio aos adversários políticos de Maduro.

A deputada republicana María Elvira Salazar publicou no X: “Estou aliviada em saber que os cinco bravos membros do Comando da Venezuela que se refugiaram na embaixada argentina escaparam da ditadura de Maduro e estão seguros”.

Salazar enfatizou o apoio do presidente americano, Donald Trump, e do secretário de Estado, Marco Rubio, para alcançar a liberdade na Venezuela. “O presidente Trump e o secretário Rubio sempre apoiaram a luta pela liberdade na Venezuela, e eu também ”, acrescentou.

O senador Rick Scott também comemorou a operação liderada pela Casa Branca. “Graças ao Presidente, ao Secretário Rubio e a esta administração, vários presos políticos de Maduro estão LIVRES e seus dias no poder estão contados”.

O resgate também foi elogiado pela presidência argentina, de Javier Milei. Na nota, a Casa Rosada diz que o mandatário argentino “estende a sua gratidão a todos os envolvidos e especialmente ao Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio , pelo seu empenho pessoal nesta operação, que tornou possível que estes verdadeiros heróis finalmente recuperassem a sua liberdade”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.