• Carregando...

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, participará da próxima assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizando assim seu primeiro compromisso internacional desde que tomou posse neste mês, afirmou nesta sexta-feira (22) um membro do governo.

Lugo, um ex-bispo católico de tendências socialistas, fez o juramento presidencial no dia 15 de agosto com a promessa de combater a pobreza em um dos países mais carentes e desiguais do continente.

Para alguns analistas, o dirigente paraguaio se aproximará dos presidentes esquerdistas da região, com os quais já deu sinais de dividir pontos em comum.

Auda Roig, diretora de protocolo da Presidência, disse a repórteres que Lugo ficará em Nova York entre os dias 22 e 26 de setembro para participar da reunião anual da entidade internacional. Ali, o presidente deve discursar pela primeira vez diante da assembléia.

Além disso, o novo dirigente se encontraria com vários mandatários durante sua estadia na cidade norte-americana, afirmou a funcionária da Presidência, sem divulgar maiores detalhes.

Questionada a respeito do convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Lugo visitasse Brasília e desse início às negociações sobre a hidrelétrica binacional de Itaipu, Roig respondeu que ainda não se iniciaram os acertos para a viagem, mas que isso pode ocorrer a qualquer momento pois os países são vizinhos e compartilham uma importante agenda.

O Paraguai e o Brasil deparam-se com uma difícil negociação sobre o controle da central hidrelétrica. Uma das principais promessas feitas por Lugo durante sua campanha foi a de rever o tratado referente à usina e elevar o preço que os brasileiros pagam pela energia vendida pelos paraguaios.

Lugo venceu as eleições realizas em abril à frente de uma aliança de centro-esquerda que obteve 40 por cento dos votos e que colocou fim a mais de seis décadas de governo do Partido Colorado (conservador).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]