• Carregando...

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse nesta segunda-feira não estar otimista em relação as negociações nucleares a serem realizadas junto a outras potências mundiais, mas que não se opunha às conversas, noticiou a agência de notícias oficial Irna.

O Irã e potências mundiais que formam o grupo chamado "5+1" alcançaram um acordo provisório em novembro passado, no qual Teerã concordou em interromper por seis meses partes de suas operações de enriquecimento de urânio em troca de alívios moderados nas sanções econômicas. Ambos os lados esperam partir desse entendimento para avançar nas negociações em Viena na terça-feira.

"Eu disse antes... não estou otimista sobre as negociações. Elas não vão levar a lugar algum, mas eu também não me oponho", disse Khamenei a uma ampla multidão durante uma visita à cidade de Tabriz, no noroeste do Irã, de acordo com a IRNA.

"O que nosso Ministério de Relações Exteriores e representantes do governo começaram vai continuar e o Irã não vai violar essa (promessa)... mas digo novamente que isso não tem nenhuma serventia e não vai levar a lugar algum."

Khamenei, que tem a última palavra em questões de Estado, tem dado um apoio cauteloso aos esforços do presidente Hassan Rouhani, de postura relativamente moderada, na negociação de uma saída para o impasse nuclear, que tem provocado sanções econômicas internacionais contra o Irã.

Países ocidentais, liderados pelos EUA, suspeitam que o Irã busca desenvolver armas nucleares. O Irã diz que seu programa nuclear tem propósitos inteiramente civis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]