• Carregando...

Líderes mundiais lamentaram a morte, nesta quarta-feira (27), do ex-presidente argentino Néstor Kirchner. Veja algumas das personalidades que se pronunciaram:

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula decretou nesta quarta-feira (27) luto oficial de três dias pela morte do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner. Em nota, Lula disse que Kirchner foi um "grande aliado" e "fraternal amigo". Segundo o presidente, o colega argentino, que era secretário-geral da União das Nações Sul- Americanas (Unasul), contribuiu para a reconstrução econômica e social da Argentina. Ele elogiou ainda o "empenho" de Kirchner na luta pela integração da América do Sul.

Hugo Chávez

O presidente venezuelano enviou uma mensagem a Cristina Fernández Kirchner, presidente da Argentina, lamentando a morte do marido. "Ai, minha querida Cristina...Quanta dor! Que grande perda sofre a Argentina e a nossa América! Viva Kirchner para sempre!!".

Fernando Lugo

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, se disse 'impactado' com a morte de um "companheiro e amigo na construção de uma América Latina sem exclusões".

Juan Manuel Santos

O recém-empossado presidente colombiano também lamentou o falecimento de Kirchner. "É uma grande perda para a Argentina e para o continente", disse o mandatário, que pediu um minuto de silêncio em homenagem ao colega.

Sebastián Piñera

Sobre a morte de Kirchner, o líder chileno enviou suas "mais sentidas e profundas condolências à presidente Cristina Fernándeze a todo povo da Argentina". Piñera acrescentou que viajará ao país para acompanhar Cristina na cerimônia fúnebre. "Esperamos que sua morte possa revitalizar e fortalecer uma das causas dos últimos meses de sua vida como secretário geral da Unasul, e criar uma comunidade de democracias na América do Sul."

José Mujica

Para o mandatário uruguaio, a morte de Kirchner deve ser encarada como um "chamado a todos sobre como a vida se vai a qualquer momento" e qualificou Kirchner de um homem "jovem e importante".

José Luis Rodríguez Zapatero

O chefe de governo espanhol transmitiu seus pêsames à presidente argentina pela morte do marido e expressou o carinho da Espanha "nesses momentos de dor".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]