• Carregando...

O secretário (ministro) de Negócios da Grã-Bretanha, Vince Cable, disse em entrevista publicada na sexta-feira que os limites à imigração estão custando milhares de empregos ao país e prejudicando a recuperação econômica.

"Muito dano está sendo infligido à indústria britânica", disse Cable ao jornal Financial Times, acrescentando que as empresas estão transferindo empregos para o exterior, como reação aos limites imigratórios, que provocam escassez de mão de obra.

O FT disse que as declarações revelam tensões causadas pelos limites migratórios no interior da coalizão liberal-conservadora de governo.

O Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron, assumiu uma postura rígida contra a imigração na campanha eleitoral de maio. Já os Liberal-Democratas, de Cable, aceitaram relutantemente os limites aos imigrantes, como condição para participarem da coalizão.

O governo anunciou uma limitação temporária no número de imigrantes qualificados de fora da União Europeia que podem entrar na Grã-Bretanha. Um teto permanente deve ser estabelecido em abril do ano que vem, após consultas a empresas e avaliações sobre a necessidade de mão de obra.

Cable disse ao Times que concorda totalmente com o estabelecimento de limites à imigração, mas deseja flexibilidade na sua aplicação.

Ele não quis citar empresas que teriam sido afetadas pelos limites temporários, mas afirmou que as queixas incluem bancos de investimentos, empresas de engenharia e laboratórios farmacêuticos.

"Tenho um arquivo cheio de casos. Não é só choradeira", disse Cable.

Segundo ele, num determinado caso uma empresa britânica precisava de 500 engenheiros especializados, mas recebeu autorização para contratar apenas 4 do exterior.

O governo diz que dois terços dos imigrantes são de fora da União Europeia.

Durante a campanha para o governo, o eleitorado apoiou as restrições à imigração, mas muitas empresas criticaram a proposta, dizendo que um limite muito rígido afetaria a recuperação econômica, por dificultar a contratação de mão de obra qualificada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]