• Carregando...
Oficiais paraguaios inspecionam os destroços do helicóptero que carregava o general | Reuters/Roque Gonzalez/ABC Color
Oficiais paraguaios inspecionam os destroços do helicóptero que carregava o general| Foto: Reuters/Roque Gonzalez/ABC Color

O ex-general Lino César Oviedo, 69 anos, um dos postulantes ao cargo de presidente do Paraguai, morreu por volta das 22h de sábado (2) em um acidente de helicóptero no Chaco paraguaio. A aeronave, incendiada, foi encontrada em uma fazenda na localidade de Presidente Hayes, segundo o jornal ABC Color. Foram encontrados os corpos de Oviedo, do piloto e de seu segurança. O acidente ocorreu quando Oviedo retornava de Concepcíon, onde cumpria uma agenda política. Suspeita-se que o mau tempo tenha contribuído para a queda do helicóptero.

Oviedo era candidato pelo partido União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace) e estava em campanha desde o ano passado. Com uma trajetória política polêmica, O ex-general foi condenado por tentativa de golpe de estado em 1996 contra o então presidente Juan Carlos Wasmosy. Em 1998, quando anunciou que seria candidato à presidência, teve a prisão decretada. Mas em 1999, foi absolvido pelo novo presidente, Raúl Cubas Grau. Após o perdão concedido a Oviedo, Cubas foi pressionado e renunciou ao cargo. Ele se exilou no Brasil. O ex-general fugiu para a Argentina e depois viveu clandestinamente por um tempo em Foz do Iguaçu onde foi preso em junho de 2000. Em 2004, Oviedo retornou ao Paraguai e ficou encarcerado até ser libertado em 2007 e voltar à cena política.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]