• Carregando...
Depois de receber tratamento contra um câncer linfático, o presidente paraguaio Fernando Lugo (ao centro) deixa o hospital | Mauricio Lima/AFP
Depois de receber tratamento contra um câncer linfático, o presidente paraguaio Fernando Lugo (ao centro) deixa o hospital| Foto: Mauricio Lima/AFP

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, recebeu alta às 8 horas de ontem no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele embarcou em um avião da FAB antes das 9 horas no aeroporto de Congonhas, segundo a assessoria de imprensa da Infraero no local.

"Eu me sinto muito bem, graças a Deus e à medicina também. Foi muito oportuna a assistência desse centro especializado em oncologia. Vamos renovados, com perspectivas muito altas de cura’’, disse Lugo a jornalistas que o esperavam na saída do hospital.

Lugo estava internado desde a última terça-feira. Ele iniciou na quinta-feira o tratamento de quimioterapia recomendado pelos médicos depois que exames confirmaram o diagnóstico de câncer linfático em três partes do corpo. Após a sessão de quinta-feira, o governante será submetido a outras cinco em Assunção (Paraguai), no intervalo de três semanas.

A equipe que o acompanhou é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Frederico Costa, Yana Novis, Paulo Hoff e Júlio César Mariño.

Os exames realizados em São Paulo confirmaram o diagnóstico de linfoma em um gânglio inguinal, que foi extirpado em 4 de agosto, outro nódulo no tórax, que não pode ser extirpado, e mais uma lesão em uma região óssea na terceira vértebra.

O presidente paraguaio reagiu positivamente à primeira sessão de quimioterapia. "A quimioterapia durou até a meia-noite (de quinta-feira). Depois ele assistiu a um pouco de televisão, descansou e acordou bem disposto nesta manhã [sexta]. Tomou café da manhã normalmente e não teve efeitos colaterais", disse a jornalistas o ministro da Informação do Paraguai, Augusto dos Santos.

O presidente confirmou que manteria sua agenda para ontem, reunindo-se com o líder boliviano, Evo Morales, com quem participa do 4.º Fórum Social das Américas, e à noite receberia o presidente uruguaio, José Mujica.

"Amanhã [hoje] pela manhã nos reuniremos os três para tratar de reimpulsionar e relançar o Urupabol’’, disse ele, referindo-se ao grupo de integração entre Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Também hoje, Lugo completa dois anos de governo, previsto para terminar em 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]