• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje um discurso de apoio e reforço da solidariedade brasileira à atuação do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. "Nada justifica o terrorismo como instrumento de luta política", disse. O Brasil, segundo Lula, "é solidário com o povo colombiano em sua luta pela paz e contra a violência". "Não estamos mais em uma região de conflito, revolta e censura", afirmou.

Santos assumiu o cargo no mês passado atuando imediatamente na crise diplomática herdada do seu antecessor Álvaro Uribe, que acusou a Venezuela de proteger terroristas em seu território, o que provocou o rompimento de relações por parte de Caracas.

Lula defendeu a necessidade de união na região e disse que cabe aos países fazer da América do Sul uma comunidade "de nações dispostas a coordenar ações para que todos possam prosperar em liberdade". Lula lembrou que Brasil e Colômbia compartilham de uma extensa fronteira que requer "atenção prioritária". "Se no passado a amazônia pareceu uma barreira que nos separava hoje queremos torná-la símbolo de ação e intercâmbio."

No seu discurso, sem improviso, Lula disse que a resposta ao crime organizado deve vir por meio de uma integração que privilegia o trabalho, a saúde e a educação para todos. "Estamos determinados a colocar nossas convergências ao serviço do bem estar das condições de vida da nossa região", afirmou o presidente brasileiro, dizendo que é preciso pensar a Amazônia em conjunto.

Comércio

Em 2010, as exportações da Colômbia para o Brasil aumentaram quase 90% e caminham para quebrar o recorde de 2008, quando atingiram US$ 830 milhões. "É importante consolidar essa expansão e fazer de nossa balança comercial motor do crescimento recíproco", disse Lula, ao defender, mais uma vez, o sistema de pagamento em moeda local, que ele acredita favorecer esse tipo de projeto por proporcionar um intercâmbio mais rápido e mais barato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]